Noé, o construtor da arca
- Prof. Rodrigo Guerra
- 26 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Não se conhece nada sobre seus primeiros anos. Noé aparece pela primeira vez na Escrituras com 500 anos de idade.

Seu bisavô, Enoque, foi homem sobremaneira piedoso, e que pela graça divina escapou da morte. Foi transladado, Gn.5:22; At.11:5.
Seu avô, Matusalém, foi o homem que mais viveu, segundo Gn.5:25-27. O nome de seu pai era Lameque, aparentemente homem religioso, que deu a seu filho um nome que significa "Descanso", Gn.5:29.
Noé viveu em uma época perdidamente corrupta. Os homens haviam se tornado tão depravados, de modo universal, que o Senhor determinou destruir a raça humana, Gn.6:1-7. Em meio a essa escuridão moral, a vida de Noé brilhou com sua justiça, Gn.6:8-9.
Devido à maldade existente na terra, Deus revelou a Noé que enviaria um grande dilúvio a fim de exterminar o homem da face da terra.
Deus lhe deu uma tarefa estranha e impossível do ponto de vista humano: construir um imenso barco para preservar a vida de sua própria família e de certas espécies do reino animal. A magnitude de tal tarefa é difícil de entender. Noé estava rodeado de incrédulos malvados que riam de seu trabalho. Converteu-se em motivo de zombaria; no entanto, manteve sua fé e continuou seu trabalho ano após ano, tarefa que para seus vizinhos parecia indicar que ficará louco.
Considerando seu meio ambiente, a grandiosidade da obra para qual foi chamado, e tantos anos de trabalho árduo, ele ressalta-se como insuperável, ou talvez inigualável, entre todos os personagens bíblicos com fé persistente.
Não se determina com exatidão as dimensões da arca. Dependendo do tamanho do côvado antigo. Aqui é considerado como sendo de 45cm. Acerca do tempo investido na construção, compare Gn.5:32 com 7:6.
Noé aparentemente admoestou e exortou o povo, enquanto trabalhava na arca, (2Pe.2:5).
A reunião dos animais e a entrada de Noé e sua família na arca, Gn.7:1-16.
O Senhor fecha a porta da arca, Gn.7:16,
A duração do diluvio, Gn.7:24;
A diminuição das águas, 8:3;
O repouso da arca sobre a terra, 8:4;
O envio das aves 8:6-12;
A saída da arca, 8:15-18.
Noé edifica um altar e oferece um sacrifício, 8:20.
É honrado por um pacto eterno, 9:9-17.
Planta uma vinha e cede à tentação, 9:21;
Morte de Noé, 9:28-29.
Comments