top of page

Lista de erros Hermenêuticos - Parte 1

A lista de erros Hermenêuticos é tão grande que vamos dividir em partes.


Hoje em dia assentar para ouvir uma pregação ou até mesmo uma palestra é uma tarefa no minimo estressante e desafiador. Homens e mulheres usam de seu titulo e microfone para colocar a Bíblia conforme a sua vontade e necessidade de convencimento das pessoas por motivos particulares. Dizem que a Teologia, o muito estudar de nada vale! Pregão e discussão baseados em textos que foram escritos em outras épocas, textos que não foram escritos em sua língua, textos que foram dirigidos a pessoas em particular. E de nada sabem sobre as línguas, povo da época, as necessidades e realidades de cada um deles. Assim cometem graves erros em seus "estudos".

Abaixo veremos a primeira parte de erros comuns em pregações.


1 Personalização: Assumir que alguma ou todas as partes da Bíblia aplicam-se a você de forma que não se aplicam a ninguém mais. (O que a mula de Balaão diz a mim é que eu falo demais). Erro também conhecido como "Individualização".


2 Universalização: Assumir que uma coisa única ou incomum na Bíblia aplica-se a todos igualmente. (Todos nós temos nossos Getsêmanis). Erro também conhecido como "Generalização".


3 Espiritualização: Assumir que eventos e fatores têm sua aplicação concreta em alguma verdade religiosa além do que eles realmente dizem. (A adorável estrutura do templo de Jerusalém nos encoraja a ter nossa própria vida bem ordenada).


4 Moralização:Assumir que princípios para a vida diária podem ser derivados de qualquer passagem. (Podemos aprender muito sobre criação de filhos observando como o pai do filho pródico tratou com seu filho teimoso). (Os egípcios se afogaram no mar Vermelho porque vacilaram. Você não pode vacilar e ainda esperar ter sucesso nesta vida).


5 Exemplarização: Assumir que porque alguém fez alguma coisa na Bíblia, isso seja um exemplo para nós seguirmos. (Para aprender como contar historias no sermão, vamos examinar como Jesus contava histórias) (Vejamos como Jesus chamou os discípulos e que isso seja um modelo para nosso evangelismo). (O que podemos aprender sobre adversidade a partir de como os israelitas suportaram seu tempo de escravidão no Egito?).



Comments


Logo C.T.B.L
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page